Artesanato E Arte Popular Em Chiapas

Artesanato E Arte Popular Em Chiapas 1

Os artesanatos mais representativas do estado de Chiapas são feitas com cerâmica, tecidos e produtos de âmbar, apesar de que outros trabalhos feitos com madeira, pele e rocha bem como são relevantes. O estado de Chiapas, é um dos principais produtores de artesanato no México, a maioria são mulheres indígenas, que dominam a elaboração de cerâmica e tecido.

O trabalho feito a mão ficou relevante econômica e socialmente no estado, especialmente a partir de 1980, com a ascensão do mercado turístico, associações de artesanato e algumas instituições. Chiapas é um dos principais produtores de artigos feitos à mão, no México.

Uma justificativa pra isso, é a vasto pluralidade de matérias-primas como minérios, madeira e inúmeras argilas. Culturalmente, a justificativa mais importante são as diversas etnias indígenas que habitam o estado, sendo as populações indígenas mais extensas no México.

  • Outra tablatura – A famosíssima ” Smoke on the Water E————————————-
  • Nada, homem. British Ladys
  • Ponte da Trindade, século XV
  • Interpretado por: Chris O’Neal

em Geral, os produtores do trabalho feito à mão são indígenas, a maioria reside Nos Altos da localidade. Na área industrial, o artesanato, tem um papel interessante na economia, próximo com a agricultura e o serviço em ocupações de serviços. Cabe aumentar, que a maioria dos indígenas vêem o artesanato como uma forma de preservar tuas tradições. Os homens, em geral, se dedicam a fazer artesanato, com madeira e couro, os dois principais de artesanato, tecelagem e a cerâmica são dominados por mulheres.

Mais de 80% da pequena escala de artesãos são mulheres que executam tecidos e cerâmica. Os preços destes tecidos tendem a ser mais elevados do que os que desejamos conseguir em outro ambiente, por exemplo, pela Ásia, por causa que são vendidos como equipamentos culturais e sociais. Ao aproximado que em outros lugares do povo, a maioria das vendas de artesanato para turistas e colecionadores, que querem adquirir uma cota da cultura popular e indígena do México.

O principal mercado de artesanato de San Cristóbal de las Casas. A rodovia Real de Guadalupe de San Cristóbal de las Casas, cheia de vendedores de artesanato. Esses vendedores são mestiços (mistura indígena e espanhola) e pertencem às famílias que se estabeleceram em uma das principais ruas.

A criação nesse mercado de souvenirs e uma colecção de artesanato, lhes deu gravidade sócio-política. Alguns artesãos se tornaram conhecidos para viajar pros Estados unidos e Europa, para expor e vender seus artesanatos. Alguns dos clientes fazem em solidariedade aos movimentos políticos, como os Zapatistas e os direitos indígenas. Em 2002, um grupo de artesãos de San Cristóbal de las Casas, adquiriu o prêmio UNESCO Handcrafts Prize for Latin America and the Cribbean, graças a um tecido e uma colecção têxtil bordado com o título ternos Brancos. A elaboração de postagens artesanais estende-se logo atrás do período pré-hispânico.

Categories: Geral

Tags: