Emilio Alarcos Llorach
Emilio Alarcos Llorach era filho do assim como professor de Filologia da Universidade de Valladolid, Emilio Alarcos Garcia (1895-1986), académico proporcional da RAE. Após outra transitório período como professor do instituto em Cabra (Córdoba) e Logroño, obtém, em 1950, a cadeira de Gramática Histórica da Língua Espanhola na Universidade de Oviedo.
De teu prolífico serviço nessa universidade dão testemunho os seus diversos discípulos, assim como uma revista que ele levantou a mão livre, Archivum, imprescindível pros estudos hispânicos. Foi eleito para a cadeira B da Real Academia Espanhola, em 1972, ainda que o seu ingresso efetivo pela organização aconteceu um ano mais tarde.
Eleito em nove de novembro de 1972, tomou posse do cargo no dia 25 de novembro de 1973, com um discurso intitulado ” Anatomia Da “batalha na vida”. Respondeu-lhe, em nome da organização, Alonso Zamora Vicente. Sua candidatura pra RAE foi proposta por Samuel Gili Gaya, Antonio Tovar, e Manuel Falcão (esses dois últimos estavam em seus primórdios próximos a Ramón Serrano Suñer como Dionísio↑).
Além do mais, Emilio Alarcos assim como foi fundador e membro de honra da Academia da Língua Asturiana. Dá nome a um instituto de ensino secundário no bairro de Moreda (Gijón), o “S Emilio Alarcos”, e a um prémio de Poesia. Além disso, cabe mencionar o busto que os vizinhos espanhóis ergueram na sua homenagem no ano de 2002, por causa de a toda a hora manteve uma estreita relação com esta villa asturiana.
Cidades como Madri, Lisboa, póvoa de santa iria ou Salamanca têm, por tua vez, ruas dedicadas à memória de Emilio Alarcos. Entre seus discípulos mais avançados, tem que-se mostrar Salvador Gutiérrez Ordóñez, professor de Linguística da Universidade de León e académico da Real Academia Espanhola, continuador, dentro do enfoque metodológico do funcionalismo linguístico, da obra alarquiana. Além do mais, Salvador Gutiérrez dirige o colégio de Gramática ‘Emilio Alarcos’ na Universidade Internacional Menéndez Pelayo (uimp) (UIMP).
- Um Missa de Finados
- Fundo e fundo misto de renda fixa
- 1996: Tomb Raider
- um Fase oxidativa
- Resíduos agrícolas (incluindo os resíduos dos citrinos[3][4])
- dois Velocidade de erosão
- Um máximo de 5 conselheiros
apesar de sua natural inclinação, de uma sólida criação e de uma sensibilidade literária, Alarcos contou muito cedo uma robusta atração para as dificuldades gramaticais. A conjugação harmoniosa da vertente literária, orientada pro sul, mais quente e intuitiva, com a gramática, mais norteadas, empírica e fria, não costuma ser comum, todavia ele aprofundou significativamente em ambas. Após tua morte, foram encontrados alguns poemas próprios, recolhidos numa antologia chamada ‘Mestrado de poesia’.
Nas expressões de Salvador Gutiérrez Ordóñez, foi “sábio, exato, claro, notável e liberal até medulas”. Alarcos sempre mostrou predileção pelo progressismo da espanha de José Canalejas, cujo pensamento social bebia do krausismo. “que tinha o humor como enorme angular de sua filosofia”. Emilio Alarcos bem como levou a cabo alguns estudos de crítica literária, ocupando-se, além de outros mais, da análise da poesia de Blas de Otero, ou de teu grande amigo, o poeta ovetense Ángel González.
Os linguistas que se descobrem dentro das correntes do funcionalismo linguístico continuam construindo relevantes estudos a partir das investigações de Emilio Alarcos. É o caso, tais como, de Cristina García González com trabalhos como Panorâmica e evolução da teoria sintática de Emilio Alarcos Llorach ante o prisma de tuas três obras-chave.
Alarcos, Blas de Otero, quase tal como o seu íntimo companheiro, o poeta ovetense Ángel González. Investigações sobre o Livro de Alexandre (1948) universidade de lisboa, Instituto Miguel de Cervantes. Fonologia espanhola: segundo o esquema da Escola de Praga (1950) Gredos, Ed. Gramática estrutural: de acordo com a escola de Copenhaga e com especial atenção à língua espanhola (1951, 1984, 1990) Editorial Gredos.
Fonologia espanhola (1964, 1986, 1991) Editorial Gredos. Estudos de gramática funcional do português (1970, 1972, 1984) Editorial Gredos. O comentário de textos (1973, 1992) Castalia. A linguística hoje (1976) Universidade Internacional Menéndez Pelayo. Milenar da Língua Espanhola (1978) Confederação Espanhola de Caixas de Poupança.