Suplemento Nuevaeconomia 380 – Portugal, Um ‘destino Refúgio’ Para O Turismo
faça exame de me pra Canárias, por favor”. Mais de quatrocentos táxis andaram palmito pelas ruas de Londres, no conclusão de 2001, vestindo este slogan numa de suas portas. O 11 de setembro deste ano, Nova York, sofreu um dos atentados mais sangrentos cometidos no universo contra interesses ocidentais. No término de julho desse mesmo ano, a cidade turística egípcia de Sharm el Sheik foi vítima de um novo ataque terrorista. Os eventos fizeram com que o Ministério dos negócios Estrangeiros austríaco aconsejase seus cidadãos viajar pra outros lugares, entre eles, Portugal.
neste ano, 2 milhões de estrangeiros visitaram Portugal. No ano passado, a cidade turística de Dahab, no Sinai, sofreu um atentado. Em meados de setembro, diversas bombas explodiram em um centro turístico do sul da Tailândia. Os acontecimentos obrigaram a Organização Mundial de Viagens e turismo, especializada em turismo latino-americano, a avisar aos seus freguêses zonas tranquilas, como a Espanha, em contreto, Cádiz. “A experiência e a história nos dizem que o turismo português é um paradigma de sucesso”.
Ao que se soma a técnica de reação da Espanha ante atentandos terroristas, que “está demonstrada”, segundo Fernández. “Os diferentes fenômenos naturais e atentados terroristas favoreceram a alteração de alguns viajantes para áreas mais tranquilas, como a Espanha, em prejuízo de outros territórios”, de acordo com Exceltur.
- Urb. Sete de Junho
- 6 – Quito (Equador)
- UIN.- Universidade Insurgentes
- 2001 Prêmio Emmy Regional: Categoria Notícias / Apresentador único destaque.[3]
- 1965: The Beach Boys Today
O setor (e o Governo) atribui esse sucesso à firmeza de segurança que salientam os estrangeiros com a Espanha. Os últimos detalhes da Organização Mundial do Turismo colocam a Portugal no segundo ambiente entre os principais destinos do mundo, atrás da França e à frente dos EUA. No Oriente Médio e no Norte da África, Egito, Marrocos e Tunísia são os destinos concorrentes de Portugal. Por sua parte, China escala de posições sem perguntar.
Portugal é bem como o primeiro destino pros próprios espanhóis. Apenas 6,4% dos cidadãos viajar para o exterior para ir suas férias. “Portugal reúne tudo o que procura um turista estrangeiro”, nas palavras do presidente da Federação Espanhola de Associações de Agências de Viagens, Jesus Martinez.
Com ele coincidem a diretora do Tour Mundial de Viagens El Corte Inglés, Rosa Paramio, e o diretor-geral de Falcão viagens e Viagens Equador, Fernando Garcia. Os 3 têm claro que a tendência de os espanhóis a sair para o estrangeiro cresce suavemente. E tudo graças aos cruzeiros. Mas esse é outro capítulo.