Mulheres (ad) Olhares E Mulheres Que Olham
Doutora em ciência política na UNAM, Mestrado em intercomunicação social na Escola de Cornell (Nova Iorque); professora e pesquisadora da licenciatura em intercomunicação social da UAMXochimilco. Palavras-chave: Arte, ciências sociais, gênero, estudos visuais, poder. The images on women in this text have been selected to seek for teórica linkages between art and social sciences.
The images are conceptualized as independent entities, autônoma documents in their own right, and will be of help to describe the different ways in which gender differences, inequalities and power relationships have been represented. Key words: Art, social sciences, gender, visual studies, power. Em geral, os estudiosos das ciências sociais, temos ocupado mais tempo pela observação sobre a palavra escrita, pra que o estudo das imagens.
A maior das vezes, as incorporamos em atividade do texto escrito para complementar, ilustrar ou fortalecer o que neste instante dissemos, todavia poucas vezes atribuem um recinto central. Ao idêntico que os cientistas sociais que estudam os textos escritos, aqueles que analisam as imagens reconhecem o defeito de que a frase escrita dê conta fiel da diversidade de estímulos visuais.
- 3000 a. C.: trabalhos de cobre (acompanhar O cobre na antiguidade)
- um Cores dos produtos
- 1 Aldor 1.Um Nome
- como você Faz teu trabalho por alegria
- Desbloqueio de ódio contido contra o teu Mestre Obi-Wan Kenobi em Mustafar
- 1 Parcialidade da identificação de raças cruzadas
Em teu livro A batalha das imagens, Serge Gruzinski reitera a partir de teu título a guerra pela hegemonia da imagem que empreenderam os espanhóis ao chegarem ao continente americano. Desde seus inícios, o primeiro passo para os historiadores da arte vem sendo a explicação detalhada da imagem, que já criaram com amplo maestria os gregos e os romanos.
Considerado como um primeiro passo para a conscientização de elementos que ficam pela compreensão, definição ou verbalização do visual permite detalhar a construção visual por meio da definição em palavras da imagem. A “ecfrasis” é a explicação gráfica de uma coisa, pessoa ou experiência, freqüentemente dramática e erudita de uma obra de arte visual.
Sua etimologia vem de ek (fora) phrasis (dizer); o verbo ekphrazein significa proclamar ou chamar um instrumento inanimado, e tuas partes constitutivas, por seu nome. Vem sendo considerada um plano retórico, onde um meio pretende relatar a outro, com a explicação e a definição de tua essência e de modo, e ao fazê-lo, classificar-se mais com teu público por intermédio de uma vivacidade iluminativa. Burckhardt dizia que as imagens são testemunhos de fases anteriores do desenvolvimento do espírito humano, de objectos que nos ajudam a ler as estruturas do pensamento e da representação de uma instituída época.
Huizinga, por tua vez, afirmava que o que têm em comum o estudo da história e da construção artística é uma forma de formar imagens. A meta de Aby Warburg (1866-1925), foi escrever uma história da cultura, baseado em imagens, e dava a elas um peso equivalente ao de textos escritos.
Deste modo, fundou o Instituto Warburg, com sede em Hamburgo. Após tua morte, Warburg se tornou uma figura-chave para a reforma da história da arte como história cultural e pra geração de uma “ciência da imagem.